11 de jun de 2017

E se nada der certo?

Calma, isso não é sobre aquela coisa ridícula que fizeram naquela escola não.

Então vamos começar...

Olá pessoa esperançosa que fez promessas de emagrecer e mudar de vida no final de 2016 e chegou no meio de 2017 sem nada cumprido.

Pois é, tamo junto! Mas eu vim aqui não pra lamentar nem dizer que tudo é uma merda mesmo e ano que vem a gente tenta, eu vim aqui pra dizer que ainda da tempo , temos mais da metade do ano pela frente pra fazer algo acontecer, e principalmente no emagrecimento isso é tempo de sobra pra dar um up, ou down, dependendo do contexto.

A verdade é que a gente não precisa começar as coisas no início do ano, nem no início do mês, nem no início da semana, e nem no início do dia, acredite! A gente pode começar quando a gente quiser, e quando estivermos cansados de não fazer a coisa certa pra nós mesmos, sim, porque emagrecer diz respeito ao que nós sentimos em relação ao nosso corpo, e não em como os outros acham que você deveria ser. Então o que a gente tem que fazer? Começar !simplesmente assim.

Vou falar em coisas que eu acho que podem ajudar quem pretende recomeçar.

1- Jejum Intermitente;
Não sei se tu ja ouviu falar em jejum intermitente, basicamente é parar de comer por um período e voltar a comer depois desse tempo de maneira controlada. Existem pessoas que levam isso como estilo de vida, ou seja, não como uma dieta de curto prazo e sim "pra sempre", invés de comer de 3 em 3 horas elas comem , param um tempo, pode ser 12,14,16 e até 24 horas, depois comem pelo o tempo restante do dia, por exemplo se tu faz de 12 horas, tu tem uma janela de 12 horas pra comer, se tu faz de 14 horas tu tem uma janela de 10 horas pra comer, 16 tu tem 8 e assim por diante (no caso de 24 tu faz 24 e come normalmente no dia seguinte). No YouTube tu consegue encontrar médicos entusiastas desse modelo de vida que tiram dúvidas e explicam como funciona direitinho (vou linkar o Dr, Juliano aqui só que claro que há tem outros médicos bons, só pesquisar), mas também encontra gente anoréxica bostejando, então cuidado na busca. Eu fiz o jejum por uma semana o de 18 horas, foi tranquilo ficar essas horas sem comer porém eu não controlava a alimentação na janela que eu tinha livre e acabei não tendo resultado algum na balança, mas me trouxe de volta o auto controle sobre a comida, ficar horas sem poder comer me mostrou que o auto controle só depende de mim e agora consigo colocar em prática uma dieta que eu me adapte melhor, em contrapartida tenho uma amiga que está fazendo o jejum de 16 horas a um mês e já conseguiu mandar embora 9 kg (130kg a 121 Kg) e segue firme, disse que está super indo bem e feliz com os resultados, então #ficaadica.

2- Dieta do Ovo;
Muito tempo ouvimos que o ovo não fazia bem e etc...
Atualmente (ou não tão atualmente assim) a coisa mudou de figura, o ovo virou o mocinho bonitão pronto pra salvar as dietas indefesas e carentes de proteína, siiim, o ovo é uma excelente fonte de proteína e além do mais barata e acessível a todos os cidadãos de bem, ou não tão de bem assim.
Existe na internet a tal dieta do ovo que tem todo um cardápio super bem definido pra tu fazer por dia, em torno de duas semanas, dei uma lida e realmente é uma dieta de baixa caloria e valor nutricional bem alto, se tu tá procurando algo com bastante salada, vegetal e coisinhas assim naturais eu indico super, vale a pena, ela é bem gostosa e tranquilinha (pra quem gosta de lavar salada), agora, se tu é igual eu que não é chegada nessas dificuldades alimentícias de lavar e cozinhar leguminosas e folhas com lesminhas eu aconselho a tu usar o ovo no lugar da janta, assim,  invés de comer carboidrato tu vai comer o ovo cozido (ovo com feijão é tri bom), e também vai substituir o carbo em um dos cafés (sim, eu tomo dois cafés, um de manhã e um de tarde), então tu pode comer um ovinho mexido ou omelete no lugar do pãozinho que vai dar um resultado bem bacana.

3- Dieta dos Pontos;
E lá vem, lá vem, lá vem EEEELA, olha elaaaa, se tu não conhece minha história com essa dieta eu aconselho tu ir lá no meu canal antes de mais nada e dar uma conferida.
A dieta dos pontos é um estilo de vida assim como o jejum intermitente,  consiste em tu transformar calorias em pontos e controlar o consumo diário através de uma equação baseada no teu peso, altura e metabolismo basal, essa equação vai dizer quantos pontos tu vai poder consumir diariamente , aí tu vai anotar o que tu come em um diário físico ou virtual e tentar se manter naquele valor, caso passe tu compensa no dia seguinte, caso sobre também porque não é aconselhável consumir menos do que o teu cálculo sugere porque pode dar aqueles negócios de tu emagrecer um monte no inicio e depois parar ai encher o saco e jogar tudo pro alto.
Pontos positivos, tu não em restrição alimentar nenhuma no inicio , tu aprende a fazer as escolhas mais saudáveis e que vão te sustentar por mais tempo sem fome e acaba aprendendo muito sobre o valor nutricional das coisas.
Pontos negativos, no inicio vai parecer complicado de somar todas essas coisas e bem chato de anotar os pontos enquanto tu não conseguir criar uma tabela com os alimentos mais utilizados por ti .
Tu pode encontrar tudo isso no livro, que foi onde eu encontrei na época (2011) mas hoje já tem um site que ajuda muito nessas questões de tabela alimentar, e pode fazer o cálculo na calculadora online também, já ajuda né môr?!E eu também posso ajudar porque eu conheço bastante dela, caso queiram só solicitar aqui nos comentários que eu respondo e até mando o livro pro e-mail .

Enfim, espero que eu tenha ajudado em alguma coisa, e bora lá né, podemos cair mas não podemos continuar no chão chorando, temos que pular e sair correndo atrás do bando.

Até breve!